ANÁLISE DA ATIVIDADE NUCLEAR DE DEZ GALÁXIAS COM ANEL POLAR

Priscila Freitas-Lemes, Irapuan Rodrigues, Oli Dors, Max Faúndez-Abans

Resumo


O acúmulo de massa, proveniente do processo de interação que forma as galáxias com anel polar, é um fator que favorece as condições necessárias para disparar atividades nucleares não térmicas. Esse fato fomentou a análise química de dez galáxias com anel polar. Com o objetivo de verificar a presença de núcleoativo nessas galáxias, construímos diagramas de diagnósticos usando as linhas de Hβ, [OIII], [OI], Hα, [NII] e[SII] e as classificamos quanto ao tipo de atividade nuclear. Para as galáxias que não apresentam choque, determinamos, também, o parâmetro N2 e O3N2. Dessa amostra, identificamos sete galáxias com núcleo ativo e três que se comportam como regiões HII. Uma das galáxias com núcleo ativo foi classificada como Seyfert. Apesar dos nossos dados não fornecerem uma estatística significativa, podemos especular que as galáxias com anel polar são um cenário propício para disparar atividades nucleares não térmicas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revunivap.v19i34.241

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.