RELATO DE EXPERIENCIAS INICIAIS DO PRJETO DE EXTENSÃO ANTONIO GRAMSCI, UNIVALI, SC
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.887
Abstract
O objetivo deste artigo é relatar as experiências iniciais vivenciadas, em 2015, pelo Projeto de Extensão Antonio Gramsci: fomentando a concepção ativista de educação, da Universidade do Vale do Itajaí, SC. A abordagem dialética foi adotada como método e matriz epistêmica. Na oficina-base do Projeto, intitulada Universidade, os extensionistas foram instigados para responder qual o papel da Universidade e que papel a Universidade deveria ter na sociedade brasileira. A síntese dos questionamentos deu-se na interlocução entre transformação, vontade coletiva e participação. Ancorados em Antonio Gramsci, concluíram que a produção de trabalhadores reflexivos e críticos para o Sistema Único de Saúde (SUS) exige o caráter orgânico na formação acadêmica e que a vontade coletiva é uma atividade ético-política. A execução deste Projeto expressa a natureza pública da Instituição e seu compromisso com o desenvolvimento humano.
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2016-11-21
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Pinto, M. L., Rita, M. R., Lasch, N., Laurentino, R. T., Cruz, T. O., Tames, D. R., da Ros, M. A., & Lima, R. de C. G. S. (2016). RELATO DE EXPERIENCIAS INICIAIS DO PRJETO DE EXTENSÃO ANTONIO GRAMSCI, UNIVALI, SC. Revista Univap, 22(40), 147. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.887
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Resumo - INIC
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This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
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https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.887Abstract
O objetivo deste artigo é relatar as experiências iniciais vivenciadas, em 2015, pelo Projeto de Extensão Antonio Gramsci: fomentando a concepção ativista de educação, da Universidade do Vale do Itajaí, SC. A abordagem dialética foi adotada como método e matriz epistêmica. Na oficina-base do Projeto, intitulada Universidade, os extensionistas foram instigados para responder qual o papel da Universidade e que papel a Universidade deveria ter na sociedade brasileira. A síntese dos questionamentos deu-se na interlocução entre transformação, vontade coletiva e participação. Ancorados em Antonio Gramsci, concluíram que a produção de trabalhadores reflexivos e críticos para o Sistema Único de Saúde (SUS) exige o caráter orgânico na formação acadêmica e que a vontade coletiva é uma atividade ético-política. A execução deste Projeto expressa a natureza pública da Instituição e seu compromisso com o desenvolvimento humano.
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