UM EXEMPLO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA CONVOLUÇÃO DISCRETA


Authors

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v25i49.1993

Abstract

Este artigo descreve um método didático para o ensino da convolução discreta. Através de um exemplo apresenta-se o desenvolvimento matemático até definir a convolução discreta. Posteriormente, utilizando um segundo exemplo estuda-se um método onde os termos do argumento da soma da convolução discreta são ordenados em uma tabela. Propomos que essa tabela irá facilitar o ensino de como calcular a convolução discreta sem usar o computador. O método tabelado é generalizado e transformado numa equação matricial sendo um caso especial de matriz de Toeplitz.

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Author Biographies

Arian Ojeda Gonzalez, Universidade do Vale do Paraíba

Doutorado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Brasil (2013).

Associado Efetivo da Associação Brasileira de Geofísica Espacial e Aeronomia, Brasil.

Isabelle Cristine Pellegrini Lamin, Universidade do Vale do Paraíba

Graduação em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal (2019).

References

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Published

2019-12-17

How to Cite

Ojeda Gonzalez, A., & Lamin, I. C. P. (2019). UM EXEMPLO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA CONVOLUÇÃO DISCRETA. Revista Univap, 25(49), 13–24. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v25i49.1993

Issue

Section

Ciências Exatas e da Terra

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