AVALIAÇÃO DOS MÉTODOS DE ESTUDO DOS DISCENTES

Ryan Luiz da Silva Oliveira

Resumo


Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa estatística realizada com 113 discentes oriundos de instituições de ensino públicas e privadas, com o objetivo de investigar os métodos e o tempo dedicado aos estudos. Onde 69% dos discentes estuda há um período de até dois anos em sua atual instituição de ensino. Do total de discentes, 46,9% dedicam de uma a três horas de seu dia para estudar, e desse total, 83,2% preferem estudar individualmente, devido a um melhor rendimento pessoal. Desses discentes, 69,9% se consideram iguais a seus demais colegas de classe, e que 13,3% são os que consideram estudar mais que seus colegas. Essa pesquisa traz o resultado de outras duas pesquisas, sendo uma do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e outra da Universidade Federal do Ceará (UFC), cujos resultados obtidos na avaliação dos métodos de estudo dos discentes, quando analisados com essas pesquisas, nos mostram que ambas apresentam resultados parecidos.


Palavras-chave


Avaliação discente; hábitos de estudos; tempo de estudo.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1701

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.