MÉTODOS DIRETOS E INDIRETOS PARA O REGISTRO DE MAMÍFEROS NO FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA - UNIVAP, CAMPUS URBANOVA

Caio Ferreira, Douglas Pereira Lima Gomes, Karla Andressa Ruiz Lopes, Nádia Maria Rodrigues de Campos Velho

Resumo


A Mata Atlântica é um dos biomas mais ameaçados do Brasil e o estabelecimento de áreas protegidas é uma das formas para se conservar este bioma. Para legalizar uma unidade de conservação, é preciso conhecer a fauna e flora local. O trabalho objetiva inventariar a mastofauna terrestre em um fragmento de Mata Atlântica, localizado na divisa entre os municípios de Jacareí e São José dos Campos, SP. Foram utilizados dois métodos distintos: método direto (transecto linear) e método indireto (parcela de areia). Como resultados foram registrados oito táxons distribuídos em quatro ordens: Cingulata, Carnivora, Didelphimorphia e Rodentia. Os dois métodos foram eficientes para o registro da mastofauna presente na área de estudo.


Palavras-chave


Rastros, Vestígios, Mastofauna, Floresta Atlântica, Transecto Linear

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1695

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.