UMA BREVE ANÁLISE DO “PCK” DE UMA LICENCIADA QUE ATUA NUMA ATIVIDADE COLABORATIVA COM PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Leonardo dos Santos Cunha Universidade Federal de Itajubá
  • Luciano Fernandes Silva Universidade Federal de Itajubá
  • Agenor Pina da Silva Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1597

Palavras-chave:

PCK, Atividade colaborativa, Educação básica, Ensino de Ciências

Resumo

Este trabalho propõe uma breve análise do PCK de uma licencianda que participa de uma atividade colaborativa entre universidade e professor de educação básica. Na atividade, ela propõe ideias para a construção de um roteiro experimental para ser aplicado em alunos do ensino médio. Através da análise dos cinco encontros gravados em áudio a qual a ela participa, foram identificadas categorias, utilizando o modelo de PCK de Park e Oliver (2008), mais presentes que caracterizam seu PCK. Enfim, como resultado, a licencianda apresenta conhecimentos de conteúdo, currículo e instrucionais bem evidentes, enquanto sua capacidade de trabalhar com alunos e pensar na atividade considerando as dificuldades dos alunos não são tão desenvolvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-24

Como Citar

Cunha, L. dos S., Silva, L. F., & da Silva, A. P. (2017). UMA BREVE ANÁLISE DO “PCK” DE UMA LICENCIADA QUE ATUA NUMA ATIVIDADE COLABORATIVA COM PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Univap, 22(40), 791. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1597