UMA BREVE ANÁLISE DO “PCK” DE UMA LICENCIADA QUE ATUA NUMA ATIVIDADE COLABORATIVA COM PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Leonardo dos Santos Cunha, Luciano Fernandes Silva, Agenor Pina da Silva

Resumo


Este trabalho propõe uma breve análise do PCK de uma licencianda que participa de uma atividade colaborativa entre universidade e professor de educação básica. Na atividade, ela propõe ideias para a construção de um roteiro experimental para ser aplicado em alunos do ensino médio. Através da análise dos cinco encontros gravados em áudio a qual a ela participa, foram identificadas categorias, utilizando o modelo de PCK de Park e Oliver (2008), mais presentes que caracterizam seu PCK. Enfim, como resultado, a licencianda apresenta conhecimentos de conteúdo, currículo e instrucionais bem evidentes, enquanto sua capacidade de trabalhar com alunos e pensar na atividade considerando as dificuldades dos alunos não são tão desenvolvidas.

Palavras-chave


PCK, Atividade colaborativa, Educação básica, Ensino de Ciências

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DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1597

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