ANÁLISE DA QUALIDADE DE CARDÁPIOS MENSAIS E DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO HOSPITALAR

Autores

  • Maria Carolina Henrique Vieira Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Mônica Glória Neumann Spinelli Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v25i47.332

Palavras-chave:

Serviço de alimentação, cardápio, qualidade, satisfação.

Resumo

Introdução: O cardápio oferecido por uma UAN deve apresentar variedade nos alimentos selecionados, nas combinações e nas preparações. O objetivo do presente estudo foi analisar a qualidade do cardápio mensal e a satisfação dos clientes de uma UAN hospitalar. Materiais e métodos: O estudo foi realizado em uma UAN de um hospital público da cidade de Jundiaí. Foram solicitados os cardápios dos meses de fevereiro e março de 2015 para a análise qualitativa por meio do método AQPC. Ficaram à disposição os questionários elaborados pelo hospital no refeitório para a pesquisa de satisfação do cliente. Resultados e discussão: Por meio da aplicação do método AQPC, os cardápios apresentaram verduras e legumes todos os dias, porém teve-se alto fornecimento de doces, como sobremesa (66,1%), em detrimento das frutas (33,89%). Carnes gordurosas e frituras foram oferecidas em 32,2% dos dias e teve-se fornecimento diário de sucos industrializados, fatores prejudiciais à saúde dos funcionários. Quanto à pesquisa de satisfação, teve-se 66,34% de satisfação entre os funcionários que participaram e os três principais motivos de insatisfação foram excesso de sal, falta de tempero e presença de sucos industrializados. Conclusão: A aplicação do método AQPC e a percepção dos clientes em relação às refeições oferecidas são boas maneiras de fornecer informações essenciais para a melhoria do serviço e produtos oferecidos em uma UAN.

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Biografia do Autor

Maria Carolina Henrique Vieira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Trabalho realizado na área de Unidades de Alimentação e Nutrição. Avaliação da qualidade de cardápios mensais e da satisfação dos cleintes de um serviço de nutrição e dietética de um hospital público da cidade de Jundiaí.

Mônica Glória Neumann Spinelli, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Trabalho realizado na área de Unidades de Alimentação e Nutrição. Análise da qualidade de cardápios mensais através do método AQPC e da satisfação dos cleintes de um serviço de nutrição e dietética de um hospital público da cidade de Jundiaí.

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Publicado

2019-06-27

Como Citar

Vieira, M. C. H., & Spinelli, M. G. N. (2019). ANÁLISE DA QUALIDADE DE CARDÁPIOS MENSAIS E DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO HOSPITALAR. Revista Univap, 25(47), 58–69. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v25i47.332

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