COMPARAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS ENTRE RESTAURANTES COMERCIAIS DA REGIÃO CENTRAL E REGIÃO SUL DA CIDADE DE SÃO PAULO (SP)

Autores

  • Mônica Glória Neumann Spinelli UniversidadePresbiteriana Mackenzie
  • Jaqueline Maria Coelho Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Ana Lúcia de Freitas Saccol Centro Universitário Franciscano (Unifra)

DOI:

https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i35.121

Palavras-chave:

Manipulação de alimentos, boas práticas de manipulação, vigilância sanitária, alimentação coletiva, segurança alimentar e nutricional.

Resumo

A expressão “Boas Práticas” (BP) é utilizada para indicar um conjunto de ações aplicadas à produção de alimentos, com a finalidade de assegurar a qualidade dos produtos e prevenir riscos relacionados à saúde do consumidor. Este estudo teve por objetivo avaliar e comparar as Boas Práticas em restaurantes comerciais das regiões central e sul do município de São Paulo (SP). Aplicou-se um check list para o diagnóstico das BP e cálculo dos percentuais de adequação geral e por grupos de itens em 32 estabelecimentos, dezesseis de cada região. Foram classificados como grupo 1 os itens que apresentaram de 76 a 100% de conformidade com as BP, grupo 2 os que tiveram de 51 a 75% e grupo 3 de 0 a 50%. Verificou-se que a maioria dos restaurantes da região central foram classificados como grupo 2 e os requisitos com maior conformidade foram os relacionados ao controle integrado de vetores e pragas urbanas (85%) e abastecimento de água (82,9%). A maioria dos restaurantes da região sul foram classificados como grupo 1 e os requisitos com maior conformidade foram os relacionados ao abastecimento de água (89,3%) e exposição ao consumo do alimento preparado (88,4%). Pode-se concluir que, de um modo geral, os restaurantes das regiões avaliadas demonstraram boa adequação em relação às BP, porém a região sul apresentou melhores resultados que os da região central e que os restaurantes que apresentaram custo mais elevado das refeições tiveram melhor qualidade dos serviços prestados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Glória Neumann Spinelli, UniversidadePresbiteriana Mackenzie

Nutricionista, mestre e doutora em Saúde Pública (área de concentração -nutrição) pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), professora adjunta do curso de nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Jaqueline Maria Coelho, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Nutricionista graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Ana Lúcia de Freitas Saccol, Centro Universitário Franciscano (Unifra)

Nutricionista, Doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Franciscano (Unifra)

Downloads

Publicado

2014-08-22

Como Citar

Spinelli, M. G. N., Coelho, J. M., & Saccol, A. L. de F. (2014). COMPARAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS ENTRE RESTAURANTES COMERCIAIS DA REGIÃO CENTRAL E REGIÃO SUL DA CIDADE DE SÃO PAULO (SP). Revista Univap, 20(35), 119–129. https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i35.121

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>