CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE O PROTOCOLO RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR NO SETOR DE EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL PÚBLICO

Autores

  • Layana Pachêco Araújo UNIVAP
  • Ataiza Lima Silva UEMA
  • Natália Pereira Marinelli
  • Maria Belén Salazar Posso UNIVAP
  • Lívia Maria Nunes Almeida UNIVAP

DOI:

https://doi.org/10.18066/revunivap.v18i32.106

Palavras-chave:

parada cardíaca, ressuscitação cardiopulmonar, emergência.

Resumo

  O estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento teórico e prático da equipe de enfermagem atuante na emergência sobre ressuscitação cardiopulmonar. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa e caráter descritivo. Participaram do estudo 12 profissionais no período de setembro a outubro de 2010. Através dos resultados constatou-se que os profissionais conseguem identificar o paciente em parada cardiorrespiratória, mas é necessário aprimorar os conhecimentos realizados para reversão do quadro clínico no atendimento imediato. Quanto à capacitação profissional a maioria dos entrevistados não realiza pela falta de oferta da instituição. Quanto ao desempenho na efetivação das manobras de ressuscitação a maioria sente-se capaz, mas relataram que necessitam de maior conhecimento e treinamento relacionado ao protocolo em ressuscitação cardiopulmonar.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Layana Pachêco Araújo, UNIVAP

Enfermeira pela Universidade Estadual do Maranhão. Especialista em Saúde da Família e Materno Infantil. Mestranda em Bioengenharia pela UNIVAP.

Ataiza Lima Silva, UEMA

Enfermeira pela Universidade Estadual do Maranhão.

Natália Pereira Marinelli

Enfermeira pela Universidade Estadual do Maranhão. Especialista em Saúde Pública e Saúde da Família. Mestranda em Bioengenharia pela UNIVAP.

Maria Belén Salazar Posso, UNIVAP

Mestra e Doutora pela EEUSP. Docente da Faculdade de Ciências da Saúde e do IP&D da UNIVAP.

Lívia Maria Nunes Almeida, UNIVAP

Enfermeira pela Universidade Estadual do Maranhão. Especialista em Saúde da Família e Materno Infantil. Mestranda em Bioengenharia pela UNIVAP.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Como Citar

Araújo, L. P., Silva, A. L., Marinelli, N. P., Posso, M. B. S., & Almeida, L. M. N. (2012). CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE O PROTOCOLO RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR NO SETOR DE EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL PÚBLICO. Revista Univap, 18(32), 66–78. https://doi.org/10.18066/revunivap.v18i32.106

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)