ATIVIDADE INSETICIDA DE Nicotiana tabacum E Azadirachta indica SOBRE Helicoverpa armigera Hübner,1908 (Lepidoptera:Noctuidae)

Autores

  • Cristhian Eliseo Durán Aguirre Universidade Federal do Espírito Santo
  • Luis Moreira de Araujo Junior Universidade Federal do Espírito Santo
  • Débora Ferreira Melo Fragoso Universidade Federal do Espírito Santo
  • Julielson de Oliveira Ataíde Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ana Clara Thezolin Acevedo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sabrina Buqueroni Universidade Federal do Espírito Santo
  • Dirceu Pratissoli Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1042

Resumo

A mariposa Helicoverpa armigera Hübner,1908 (Lepidoptera:Noctuidae), mais conhecida como lagarta-do-algodoeiro, quando atingi o nível de controle passa a ser uma praga agressiva e de rápido crescimento populacional. O principal método de controle tem sido por meio de inseticidas químicos sintéticos, cujo efeito pode ser comprometido pelo desenvolvimento de populações resistentes da praga. No intuito de propiciar uma alternativa no manejo da praga em questão, objetivou-se avaliar a atividade inseticida de extratos vegetais em lagartas de primeiro instar de H. armigera. Com isto, avaliou-se a toxicidade aguda dos extratos vegetais, pela contagem de lagartas mortas após 72 horas de tratadas. Os extratos vegetais de Nicotiana tabacum e Azadirachta indica apresentaram mortalidade de 11,31 e 16,80% respectivamente, diferindo estatisticamente. Logo, o produto que apresentou maior valor de mortalidade foi o extrato de A. indica.

 

Palavras-chaves: Controle biológico, inseticidas botânicos, mortalidade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristhian Eliseo Durán Aguirre, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-graduacao em Producao vegetal/Entomologia

Downloads

Publicado

2017-02-03

Como Citar

Durán Aguirre, C. E., de Araujo Junior, L. M., Fragoso, D. F. M., Ataíde, J. de O., Acevedo, A. C. T., Buqueroni, S., & Pratissoli, D. (2017). ATIVIDADE INSETICIDA DE Nicotiana tabacum E Azadirachta indica SOBRE Helicoverpa armigera Hübner,1908 (Lepidoptera:Noctuidae). Revista Univap, 22(40), 462. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1042

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>