CÁLCULO DO DESLOCAMENTO DE UMA BARRA RÍGIDA SUSPENSA CONSTRUÍDA DE DIVERSOS MATERIAIS QUANDO UMA FORÇA É APLICADA UTILIZANDO O SCILAB

Luciana Claudia Martins Ferreira Diogenes

Resumo


Em projetos de engenharia que envolvem estudo ou construção de máquinas, edificações ou outros sistemas, devem ter as suas estruturas dimensionadas e construídas de materiais resistentes para suportar as cargas que agem sobre elas. O objeto de estudo neste trabalho consiste de um sistema constituído de uma barra rígida suspensa em equilíbrio estático com dois cilindros deformáveis sob ação de um carregamento de 30 kN em um único ponto. Todo o estudo é considerado na região elástica de escoamento. Enquanto um dos cilindros tem o seu material bem definido, sendo constituído de alumínio, no outro, o material é substituído por diversas vezes para se conhecer qual material de uma lista proposta não poderia suportar tal carregamento. Com a ajuda do software Scilab, pode-se construir um código que permite substituir a propriedade dos materiais conhecida como módulo de elasticidade nos cálculos para se obter os deslocamentos provocados pela carga e, também, saber se o material tem a sua tensão dentro do limite da tensão de escoamento, na região elástica, onde os cálculos são válidos.

Palavras-chave


Barra rígida; deslocamento; estática; força axial; resistência dos materiais.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v25i47.1833

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.