A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO ESTRTÉGIA DE APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE CADEIA ALIMENTAR

Caroline Tavares Firmino, Fernanda Vargas Valadares, Juliana Pacheco Ventura, Gizely Azevedo Costa, Adriana Barra Tulli, Silvia Katia Souza, Monique Moreira Moulin

Resumo


O sexto ano do ensino fundamental têm como parte integrante do plano de ensino da disciplina de Ciências os conteúdos de Ecologia, o qual inclui o estudo das cadeias e teias alimentares. Objetivou-se avaliar a contribuição de uma proposta lúdica na aprendizagem dos conceitos de cadeia alimentar em uma turma do sexto ano do ensino fundamental. Adotou-se como recurso metodológico a utilização de um jogo didático, o qual possui quinze cartas, cada uma com a figura de um ser vivo. Os alunos deveriam utilizar todas as cartas para montar três cadeias alimentares distintas, devendo identificar os níveis tróficos de cada um dos seres representados. Ao término da aula foi aplicado um questionário como forma de avaliar a contribuição do jogo na aprendizagem dos alunos. Observou-se que a maior parte da turma compreendeu de forma significativa os conceitos relacionados às cadeias alimentares, demonstrando assim, a eficiência do jogo como facilitador do processo de ensino aprendizagem.

Palavras-chave


Cadeia alimentar, Ecologia, Ensino, Lúdico.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1600

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

 

 Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP

Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa

Av. Shishima Hifumi, 2911 – Urbanova
12244-000 - São José dos Campos – SP

revista.univap.br-revista@univap.br
Telefone: (12) 3947-1237

 

Licença Creative Commons

Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.