PIBID: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA AQUISIÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA

Laiane Caroline de Lima, Vera Lúcia Catodo Dias, Anamaria da Silva Martin Gascón Oliveira

Resumo


Este trabalho é uma pesquisa inicial do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), convênio firmado entre universidade comunitária e escola pública, para formação inicial de professores para a educação básica. O presente projeto tem como objetivo investigar o processo de aquisição da leitura, utilizando Histórias em Quadrinhos como um recurso estimulador. A pesquisa em educação do tipo estudo de caso etnográfico (ANDRÉ,2005), foi desenvolvida pela observação participante de duas bolsistas PIBID, em sala do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola estadual, localizada no município de São José dos Campos, estado de São Paulo, no ano de 2014. A metodologia centrou-se inicialmente em pesquisa bibliográfica fundamentada em: Oliveira (2007), Vergueiro (2010) e Santos (2003) dentre outros, seguida de pesquisa de campo, para identificação das contribuições das histórias em Quadrinhos para a aquisição da competência leitora.

Palavras-chave


Alfabetização, leitura, história em quadrinho.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1404

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

 

 Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP

Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa

Av. Shishima Hifumi, 2911 – Urbanova
12244-000 - São José dos Campos – SP

revista.univap.br-revista@univap.br
Telefone: (12) 3947-1237

 

Licença Creative Commons

Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.