PIBID: A AQUISIÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Daiane Aquino Santos Sousa Universidade do Vale do Paraíba
  • Jessica Helena Baptista Universidade do Vale do Paraíba
  • Vera Lúcia Catoto Dias Universidade do Vale do Paraíba
  • Anamaria da Silva Martin Gáscon Oliveira Universidade do Vale do Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1347

Resumo

Este trabalho é continuidade de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, convênio firmado entre universidade comunitária e escola pública estadual, para formação inicial de professores na educação básica. O trabalho tem como objetivo investigar no desenvolvimento da competência leitora, as dimensões dos pressupostos teóricos presentes no processo. A pesquisa em educação do tipo estudo de caso etnográfico (ANDRÉ, 2005), no período de 2015-2016, realizada pela observação, em sala do 3o ano do Ensino Fundamental I, em uma escola estadual, localizada no município de São José dos Campos, SP. A metodologia centrou-se inicialmente em pesquisa bibliográfica fundamentada em: Brasil (PCN, 1997); Smith (1999), Lerner (2002), dentre outros, seguida de pesquisa de campo. Os resultados indicaram que as atividades de leitura, desenvolvidas na escola pública contribuíram com o processo ensino e aprendizagem dos alunos, assim como na formação de futuras professoras participantes do PIBID.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-03-22

Como Citar

Santos Sousa, D. A., Baptista, J. H., Dias, V. L. C., & Oliveira, A. da S. M. G. (2017). PIBID: A AQUISIÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Univap, 22(40), 647. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1347