GÊNEROS TEXTUAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Cibele Avellar Souza Universidade do Vale do Paraíba
  • Bárbara Guardiano de Castro Moreira Universidade do Vale do Paraíba
  • Michelle Priscila dos Santos Universidade do Vale do Paraíba
  • Vera Lúcia Catoto Dias Universidade do Vale do Paraíba
  • Anamaria da Silva Martin Gascón Oliveira Universidade do Vale do Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1403

Palavras-chave:

PIBID, gêneros textuais, alfabetização, intervenção pedagógica.

Resumo

Este trabalho é continuidade de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, convênio firmado entre universidade comunitária e escola pública, para formação inicial de professores na educação básica. O objetivo do trabalho é investigar o processo de alfabetização, construção da língua escrita, tendo como suporte os gêneros textuais. A pesquisa em educação do tipo estudo de caso etnográfico (ANDRÉ, 2005), no período de 2015-2016,  realizada pela observação participante de bolsistas PIBID, em sala do 4o ano do Ensino Fundamental I, em uma escola estadual, localizada no município de São José dos Campos, SP. A metodologia centrou-se inicialmente em pesquisa bibliográfica fundamentada em: Bezerra (2002), Marcuschi (2002), e Bakhtin (2003, p. 271), dentre outros, seguida de pesquisa de campo. Os resultados apontaram para as contribuições dos gêneros textuais na alfabetização ao longo do processo.

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Publicado

2017-03-28

Como Citar

Souza, C. A., Moreira, B. G. de C., dos Santos, M. P., Dias, V. L. C., & Oliveira, A. da S. M. G. (2017). GÊNEROS TEXTUAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. Revista Univap, 22(40), 683. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1403