ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES ASTRONÔMICAS APRESENTADAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS, FÍSICA E MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SP
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v19i34.238
Abstract
Pretende-se, aqui, realizar o levantamento das concepções alternativas acerca dos conceitos básicosda Astronomia, junto aos professores da rede municipal de ensino de São José dos Campos, podendo seestender à rede estadual de ensino e estando em conformidade com documentos legais relacionados aocurrículo das redes de ensino, como O Currículo do Estado de São Paulo e os Parâmetros CurricularesNacionais (PCNs). A ideia de concepções alternativas mencionadas por Langhi (2009) será de extremaimportância, pois acredita-se que, se for possível saber tais concepções antes da intervenção metodológica, serápossível preparar apresentações contextualizadas e propor que os professores relacionem o que sabem com asinformações apresentadas nas sessões de planetário móvel da Universidade Cruzeiro do Sul e, posteriormente,que possam discutir em um fórum de discussões, sob forma de debate, procurando estabelecer conclusõespertinentes ao tema e sua transmissão para estudantes da Educação Básica (EB). Trata-se de um estudo decaso com intervenção metodológica, levantamento quantitativo e análise qualitativa dos dados, sobre osconceitos astronômicos por meio de dois questionários, um antes e outro depois da intervenção, respeitando operíodo de aplicação do estudo, chama-se, aqui, de intervenção metodológica as apresentações de conteúdo noplanetário móvel e as respectivas discussões.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-12-18
How to Cite
Gonzaga, E. P., & Voelzke, M. R. (2013). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES ASTRONÔMICAS APRESENTADAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS, FÍSICA E MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SP. Revista Univap, 19(34), 37–41. https://doi.org/10.18066/revunivap.v19i34.238
Issue
Section
Ciências Exatas e da Terra
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v19i34.238Abstract
Pretende-se, aqui, realizar o levantamento das concepções alternativas acerca dos conceitos básicosda Astronomia, junto aos professores da rede municipal de ensino de São José dos Campos, podendo seestender à rede estadual de ensino e estando em conformidade com documentos legais relacionados aocurrículo das redes de ensino, como O Currículo do Estado de São Paulo e os Parâmetros CurricularesNacionais (PCNs). A ideia de concepções alternativas mencionadas por Langhi (2009) será de extremaimportância, pois acredita-se que, se for possível saber tais concepções antes da intervenção metodológica, serápossível preparar apresentações contextualizadas e propor que os professores relacionem o que sabem com asinformações apresentadas nas sessões de planetário móvel da Universidade Cruzeiro do Sul e, posteriormente,que possam discutir em um fórum de discussões, sob forma de debate, procurando estabelecer conclusõespertinentes ao tema e sua transmissão para estudantes da Educação Básica (EB). Trata-se de um estudo decaso com intervenção metodológica, levantamento quantitativo e análise qualitativa dos dados, sobre osconceitos astronômicos por meio de dois questionários, um antes e outro depois da intervenção, respeitando operíodo de aplicação do estudo, chama-se, aqui, de intervenção metodológica as apresentações de conteúdo noplanetário móvel e as respectivas discussões.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode