EXTENSÃO ACADÊMICA MULTIPROFISSIONAL: EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE JOVENS EM AMBIENTE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v25i48.2258
Resumo
As desigualdades sociais constituem barreira importante para o desenvolvimento positivo da juventude, podendo resultar em pior desempenho acadêmico, maior probabilidade de engajamento em comportamento delinquente, início precoce da atividade sexual, maiores riscos de aquisição de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e de gravidez indesejada. O estudo buscou relatar a experiência de acadêmicos de uma faculdade privada ao desenvolver educação em saúde com adolescentes de uma escola estadual de Belo Horizonte, MG. Utilizou-se a roda de conversa para estimular a interação entre os jovens e os acadêmicos. Abordaram-se os seguintes temas: “Direitos e deveres dos adolescentes”, “Saúde mental e Autoestima”, “Gravidez na adolescência”, “Métodos contraceptivos” e “Infecções sexualmente transmissíveis”. Houve mudança da postura dos alunos no decorrer da intervenção: inicialmente desinteressados, ao final do projeto a maioria participava ativamente das rodas de conversa, demonstrando avidez pelo conhecimento adquirido. Os tabus relacionados à sexualidade foram desmistificados, incentivando a construção de uma cultura de autocuidado. Atividades de extensão acadêmica com esta população suscetível são fundamentais para que haja uma redução do comportamento de risco, beneficiando a sociedade e melhorando a qualidade de vida dos adolescentes.
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Referências
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Publicado
2019-12-06
Como Citar
Soares Lopes, R. N., Takeshita, I. M., Silva Freire, A. F., & Dias, A. A. dos S. (2019). EXTENSÃO ACADÊMICA MULTIPROFISSIONAL: EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE JOVENS EM AMBIENTE ESCOLAR. Revista Univap, 25(48), 92–103. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v25i48.2258
Edição
Seção
Artigos da edição especial "Vivendo globalmente e agindo localmente - A saúde como tema complexo"
Licença
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http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v25i48.2258Resumo
As desigualdades sociais constituem barreira importante para o desenvolvimento positivo da juventude, podendo resultar em pior desempenho acadêmico, maior probabilidade de engajamento em comportamento delinquente, início precoce da atividade sexual, maiores riscos de aquisição de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e de gravidez indesejada. O estudo buscou relatar a experiência de acadêmicos de uma faculdade privada ao desenvolver educação em saúde com adolescentes de uma escola estadual de Belo Horizonte, MG. Utilizou-se a roda de conversa para estimular a interação entre os jovens e os acadêmicos. Abordaram-se os seguintes temas: “Direitos e deveres dos adolescentes”, “Saúde mental e Autoestima”, “Gravidez na adolescência”, “Métodos contraceptivos” e “Infecções sexualmente transmissíveis”. Houve mudança da postura dos alunos no decorrer da intervenção: inicialmente desinteressados, ao final do projeto a maioria participava ativamente das rodas de conversa, demonstrando avidez pelo conhecimento adquirido. Os tabus relacionados à sexualidade foram desmistificados, incentivando a construção de uma cultura de autocuidado. Atividades de extensão acadêmica com esta população suscetível são fundamentais para que haja uma redução do comportamento de risco, beneficiando a sociedade e melhorando a qualidade de vida dos adolescentes.
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