ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES ASTRONÔMICAS APRESENTADAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS, FÍSICA E MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SP
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v19i34.238
Resumo
Pretende-se, aqui, realizar o levantamento das concepções alternativas acerca dos conceitos básicosda Astronomia, junto aos professores da rede municipal de ensino de São José dos Campos, podendo seestender à rede estadual de ensino e estando em conformidade com documentos legais relacionados aocurrículo das redes de ensino, como O Currículo do Estado de São Paulo e os Parâmetros CurricularesNacionais (PCNs). A ideia de concepções alternativas mencionadas por Langhi (2009) será de extremaimportância, pois acredita-se que, se for possível saber tais concepções antes da intervenção metodológica, serápossível preparar apresentações contextualizadas e propor que os professores relacionem o que sabem com asinformações apresentadas nas sessões de planetário móvel da Universidade Cruzeiro do Sul e, posteriormente,que possam discutir em um fórum de discussões, sob forma de debate, procurando estabelecer conclusõespertinentes ao tema e sua transmissão para estudantes da Educação Básica (EB). Trata-se de um estudo decaso com intervenção metodológica, levantamento quantitativo e análise qualitativa dos dados, sobre osconceitos astronômicos por meio de dois questionários, um antes e outro depois da intervenção, respeitando operíodo de aplicação do estudo, chama-se, aqui, de intervenção metodológica as apresentações de conteúdo noplanetário móvel e as respectivas discussões.
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Publicado
2013-12-18
Como Citar
Gonzaga, E. P., & Voelzke, M. R. (2013). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES ASTRONÔMICAS APRESENTADAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS, FÍSICA E MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SP. Revista Univap, 19(34), 37–41. https://doi.org/10.18066/revunivap.v19i34.238
Edição
Seção
Ciências Exatas e da Terra
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v19i34.238Resumo
Pretende-se, aqui, realizar o levantamento das concepções alternativas acerca dos conceitos básicosda Astronomia, junto aos professores da rede municipal de ensino de São José dos Campos, podendo seestender à rede estadual de ensino e estando em conformidade com documentos legais relacionados aocurrículo das redes de ensino, como O Currículo do Estado de São Paulo e os Parâmetros CurricularesNacionais (PCNs). A ideia de concepções alternativas mencionadas por Langhi (2009) será de extremaimportância, pois acredita-se que, se for possível saber tais concepções antes da intervenção metodológica, serápossível preparar apresentações contextualizadas e propor que os professores relacionem o que sabem com asinformações apresentadas nas sessões de planetário móvel da Universidade Cruzeiro do Sul e, posteriormente,que possam discutir em um fórum de discussões, sob forma de debate, procurando estabelecer conclusõespertinentes ao tema e sua transmissão para estudantes da Educação Básica (EB). Trata-se de um estudo decaso com intervenção metodológica, levantamento quantitativo e análise qualitativa dos dados, sobre osconceitos astronômicos por meio de dois questionários, um antes e outro depois da intervenção, respeitando operíodo de aplicação do estudo, chama-se, aqui, de intervenção metodológica as apresentações de conteúdo noplanetário móvel e as respectivas discussões.Downloads
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