APLICAÇÃO DO JOGO DE DOMINÓ NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL I: ELUCIDANDO OS NUMEROS NO COTIDIANO DO ALUNO


Autores

  • Maria Inês Silva Araújo UNIVAP- Universidade do Vale do Paraiba
  • Solange Mello Ribeiro UNIVAP- universidade do Vale do Paraiba
  • Beatriz Maria Souza UNIVAP- universidade do Vale do Paraiba
  • Iuri Rojahn da Silva Departamento de Educação e Artes Área do conhecimento-Matemática

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.891

Resumo

 A matemática acompanha a evolução da humanidade, projetando as necessidades para um futuro melhor, as formas de ensino muitas vezes não transmitem essa realidade. Para aproximar o aluno ao conhecimento matemático este projeto apresenta de forma lúdica as diversas utilidades dos números fazendo uso do jogo de dominó em peças de Ethil Vinil Acetat (EVA). Possibilitou o desenvolvimento de atividades associadas ao cotidiano dos alunos, onde os temas abordados expressam a fixação do conceito de par ou impar, contribuindo para abstração do significado único e pessoal do conceito numérico. Proporcionando meios para convivência harmoniosa entre docente e discente, na observância das regras constroem-se noções de ética e cidadania trabalhando a linguagem oral transcrita para a linguagem matemática. O trabalho envolveu as operações de adição e subtração, possibilitando a construção de conhecimento matemático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Inês Silva Araújo, UNIVAP- Universidade do Vale do Paraiba

Departamento de Educação e Artes

Área do conhecimento-Matemática

Solange Mello Ribeiro, UNIVAP- universidade do Vale do Paraiba

Departamento de Educação e Artes

Área do conhecimento-Matemática

Beatriz Maria Souza, UNIVAP- universidade do Vale do Paraiba

Departamento de Educação e Artes

Área do conhecimento-Matemática

Iuri Rojahn da Silva, Departamento de Educação e Artes Área do conhecimento-Matemática

Departamento de Educação e Artes

Área do conhecimento-Matemática

Downloads

Publicado

2017-01-23

Como Citar

Araújo, M. I. S., Ribeiro, S. M., Souza, B. M., & Silva, I. R. da. (2017). APLICAÇÃO DO JOGO DE DOMINÓ NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL I: ELUCIDANDO OS NUMEROS NO COTIDIANO DO ALUNO. Revista Univap, 22(40), 384. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.891