NELL: UMA ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1191
Abstract
A teoria Sócio-histórica de Vygotsky pauta-se na construção do conhecimento mediada pelas relações sociais. Nesse âmbito, destaca-se a importância do outro, da linguagem, do aprendizado e da imitação no desenvolvimento. À luz desses conceitos vygotskyanos, este trabalho tem como objetivo analisar o filme Nell. O foco do estudo é a protagonista Nell, jovem que foi privada do convívio social e, em razão disso, apresenta um desnível de aprendizagem comparado a pessoas que convivem em um meio socialmente compartilhado. Para dar conta desse objetivo, este estudo é de base bibliográfica, cujos conceitos teóricos são advindos da matriz sócio-histórica vygotskyana. Como procedimento adotado, tem-se análise de conteúdo fílmico, em que se correlacionam pressupostos teóricos acerca do desenvolvimento e informações sobre o filme. A partir desse embasamento teórico, foi possível fazer uma verificação das relações sociais da protagonista, da interação, da sua linguagem e dos mecanismos de imitação por que passou. Conclui-se que a interação social colabora para o processo de aprendizado e desenvolvimento da personagem Nell.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-02-20
How to Cite
Soares da Cunha, L. D., & Silva, A. A. dos S. (2017). NELL: UMA ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA. Revista Univap, 22(40), 562. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1191
Issue
Section
Resumo - INIC
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1191Abstract
A teoria Sócio-histórica de Vygotsky pauta-se na construção do conhecimento mediada pelas relações sociais. Nesse âmbito, destaca-se a importância do outro, da linguagem, do aprendizado e da imitação no desenvolvimento. À luz desses conceitos vygotskyanos, este trabalho tem como objetivo analisar o filme Nell. O foco do estudo é a protagonista Nell, jovem que foi privada do convívio social e, em razão disso, apresenta um desnível de aprendizagem comparado a pessoas que convivem em um meio socialmente compartilhado. Para dar conta desse objetivo, este estudo é de base bibliográfica, cujos conceitos teóricos são advindos da matriz sócio-histórica vygotskyana. Como procedimento adotado, tem-se análise de conteúdo fílmico, em que se correlacionam pressupostos teóricos acerca do desenvolvimento e informações sobre o filme. A partir desse embasamento teórico, foi possível fazer uma verificação das relações sociais da protagonista, da interação, da sua linguagem e dos mecanismos de imitação por que passou. Conclui-se que a interação social colabora para o processo de aprendizado e desenvolvimento da personagem Nell.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode