CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL E MECÂNICA DE JUNTA SOLDADA EM AÇO MÉDIO CARBONO E BAIXA LIGA
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1157
Abstract
Resumo: os aços ARBL, considerados de alta resistência e baixa liga, são largamente empregados na indústria aeronáutica e automobilística. Na indústria aeronáutica, são utilizados em partes do trem de pouso e na fabricação do “berço-de-motor” de aeronaves de pequeno porte. Essa estrutura é um componente de alta responsabilidade, submetido a carregamentos complexos, cujas fraturas ocasionadas por fadiga são constantemente constatadas. São construídos com chapas de espessura de 1.10mm e soldados pelo processo GTAW (TIG). Como nos processos de soldagem por fusão o material é submetido a altas temperaturas, podendo sofrer transformação de fase no estado sólido durante o resfriamento, esse trabalho tem como objetivo identificar as fases presentes na microestrutura da junta soldada em aço ABNT 4130, destinadas à fabricação do “berço-de-motor”, e suas características mecânicas. Foi realizado ensaio de tração, microscopia ótica e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os resultados obtidos mostram a formação de fases frágeis e uma considerável alteração nas propriedades mecânicas da junta soldada, em relação ao material.
Palavras-chave: Aço SAE 4130, Soldagem GTAW, Microestruturas, Propriedade Mecânica.
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Published
2017-02-14
How to Cite
Borges, M. C. C. F., Lacorte, J. O., & Assunção, F. S. (2017). CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL E MECÂNICA DE JUNTA SOLDADA EM AÇO MÉDIO CARBONO E BAIXA LIGA. Revista Univap, 22(40), 540. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1157
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Resumo - INIC
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This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
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http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
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https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1157Abstract
Resumo: os aços ARBL, considerados de alta resistência e baixa liga, são largamente empregados na indústria aeronáutica e automobilística. Na indústria aeronáutica, são utilizados em partes do trem de pouso e na fabricação do “berço-de-motor” de aeronaves de pequeno porte. Essa estrutura é um componente de alta responsabilidade, submetido a carregamentos complexos, cujas fraturas ocasionadas por fadiga são constantemente constatadas. São construídos com chapas de espessura de 1.10mm e soldados pelo processo GTAW (TIG). Como nos processos de soldagem por fusão o material é submetido a altas temperaturas, podendo sofrer transformação de fase no estado sólido durante o resfriamento, esse trabalho tem como objetivo identificar as fases presentes na microestrutura da junta soldada em aço ABNT 4130, destinadas à fabricação do “berço-de-motor”, e suas características mecânicas. Foi realizado ensaio de tração, microscopia ótica e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os resultados obtidos mostram a formação de fases frágeis e uma considerável alteração nas propriedades mecânicas da junta soldada, em relação ao material.
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