CRISE DO CAPITALISMO E EDUCAÇÃO: AS ESTRATÉGIAS SOCIAIS-LIBERAIS DE FOCALIZAÇÃO NA POBREZA DOS GOVERNOS “NEODESENVOLVIMENTISTAS”

Autores

  • Larissa Martins de Almeida Universidade Estadual da Paraíba
  • kivania Karla Albuquerque Cunha Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1000

Palavras-chave:

Neoliberalismo. Social-liberalismo. Políticas Sociais. Educação. Pobreza

Resumo

O nosso artigo pretende discutir a estratégia engendrada pelo grande capital de focalização na extrema pobreza com vistas a atenuar os antagonismos de classe em tempos de globalização da “questão social”. Para tanto, procura discutir o papel dado a política de educação neste contexto, trazendo ao debate os mecanismos sociais-liberais utilizados pelos governos “neodesenvolvimentistas” para direcionar os investimentos da educação em programas que promovam um investimento em capital humano através da educação básica e profissionalizante e do incentivo ao empreendedorismo.  

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Publicado

2017-01-27

Como Citar

Almeida, L. M. de, & Cunha, kivania K. A. (2017). CRISE DO CAPITALISMO E EDUCAÇÃO: AS ESTRATÉGIAS SOCIAIS-LIBERAIS DE FOCALIZAÇÃO NA POBREZA DOS GOVERNOS “NEODESENVOLVIMENTISTAS”. Revista Univap, 22(40), 435. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1000