APLICAÇÃO DO JOGO DE DOMINÓ NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL I: ELUCIDANDO OS NUMEROS NO COTIDIANO DO ALUNO

Maria Inês Silva Araújo, Solange Mello Ribeiro, Beatriz Maria Souza, Iuri Rojahn da Silva

Resumo


 A matemática acompanha a evolução da humanidade, projetando as necessidades para um futuro melhor, as formas de ensino muitas vezes não transmitem essa realidade. Para aproximar o aluno ao conhecimento matemático este projeto apresenta de forma lúdica as diversas utilidades dos números fazendo uso do jogo de dominó em peças de Ethil Vinil Acetat (EVA). Possibilitou o desenvolvimento de atividades associadas ao cotidiano dos alunos, onde os temas abordados expressam a fixação do conceito de par ou impar, contribuindo para abstração do significado único e pessoal do conceito numérico. Proporcionando meios para convivência harmoniosa entre docente e discente, na observância das regras constroem-se noções de ética e cidadania trabalhando a linguagem oral transcrita para a linguagem matemática. O trabalho envolveu as operações de adição e subtração, possibilitando a construção de conhecimento matemático.

Palavras-chave


Matemática;Ludicidade;Números;Jogos;Ensino Fundamental.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.891

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

 

 Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP

Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa

Av. Shishima Hifumi, 2911 – Urbanova
12244-000 - São José dos Campos – SP

revista.univap.br-revista@univap.br
Telefone: (12) 3947-1237

 

Licença Creative Commons

Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.