EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL

Vanusa Rosa Falqueto Fracarole, Gabriela Silva de Aguiar, Glaucia Maria Ferrari

Resumo


De acordo com o parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) CNE/CP 28/2001, o estágio pode ser definido como um tempo de aprendizado que, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício. O presente trabalho aborda experiências vivenciadas por alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de educação do Espírito Santo (Ifes) - Campus Alegre durante a disciplina de Estágio Supervisionado I. Os alunos da disciplina responderam a um questionário com questões abertas descrevendo informações sobre as experiências vivenciadas durante o estágio e sua importância para a formação no curso de licenciatura. Os resultados demonstraram a percepção dos alunos acerca da motivação e das principais dificuldades encontradas durante o estágio. Podendo assim concluir que o Estágio Supervisionado contribui para a formação inicial do professor de Ciências, caracterizando-se como um objeto de estudo, reflexão e construtor de identidade. 


Palavras-chave


Ciências Biológicas; Ensino; Formação; Estágio.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.867

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