TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM DA CIDADE DE ALEGRE E A MUDANÇA DE PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 1ª ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Esdras de Souza Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Érika Aparecida da Silva Freitas Professora Regente da Disciplina de Biologia/E.E.E. Fundamental e Médio “Aristeu Aguiar”, Alegre-ES
  • Andréia Weiss Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.779

Palavras-chave:

História, Educação, Transformação, Extensão.

Resumo

Os três pilares que ambasam a Universidade pública - ensino, pesquisa e extensão - são necessárias para a relação entre o conhecimento construido nesse espaço com os conhecimentos presentes no dia-a-dia dos sujeitos na sociedade. Nesse sentido, os projetos de extensão aproximam essas duas realidades, oportunizando um olhar e um entendimento da ação da Universidade na vida dos sujeitos. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo trabalhar com o 1º ano do Ensino Médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio “Aristeu Aguiar”, localizada no Município de Alegre, Espírito Santo, durante o período letivo do ano de 2014, o processo de modificação e transformação da paisagem do município de Alegre no decorrer dos anos a fim de perceberem as consequências dessas no cotidiano dos participantes. A partir disso foram desenvolvidas cinco ações que ocorreram em diferentes partes do município de Alegre que incitaram o olhar, a reflexão e a percepção das ações desses alunos no espaço em que estão inseridos. Concluímos que as ações interdisciplinares que ocorreram via educação formal e não-formal ganhou uma representatividade e um pertencimento por parte dos alunos sobre sua cidade.

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Publicado

2016-10-27

Como Citar

Santos, E. de S., Freitas, Érika A. da S., & Weiss, A. (2016). TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM DA CIDADE DE ALEGRE E A MUDANÇA DE PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 1ª ANO DO ENSINO MÉDIO. Revista Univap, 22(40), 52. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.779