OFICINA DE ORIGAMI: ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO TEMA OLIMPÍADAS

Autores

  • Joyce dos Santos Vieira Universidade Federal do Espirito Santo
  • Aristhotelis Tadeu Tiradentes Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio. “Professor Pedro Simão”, Alegre, ES, Brasil
  • Elias Terra Werner Universidade Federal do Espírito Santo
  • Carolina Demetrio Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Andréia Weiss Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1384

Palavras-chave:

Dobraduras, Contextualização, Instrumento de ensino

Resumo

Utilizar diferentes metodologias e ferramentas em sala de aula exige do professor conhecimento e interesse por propiciarem um estímulo no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Neste trabalho foi desenvolvida uma oficina de origami para uma turma do 6º Ano do Ensino Fundamental da E.E.E.F.M. ”Professor Pedro Simão” no município de Alegre-ES. O objetivo da mesma foi confeccionar/representar alguns animais e plantas da fauna e flora brasileira para compor uma maquete para o projeto da escola com o tema das olimpíadas. A oficina foi realizada em três aulas com a confecção dos modelos de uma borboleta, um macaco e da flor vinca Catharanthus roseus, abordando a sustentabilidade e a preservação ambiental, ambos os temas relacionados às olimpíadas. A participação e o empenho dos alunos foram surpreendentes, evidenciando que atividades diferenciadas podem aproximar o aluno de qualquer tema que o professor queira abordar, quando trabalhado de forma contextualizada, propiciando uma interação entre alunos e professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce dos Santos Vieira, Universidade Federal do Espirito Santo

Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Universidade Federal do Espírito Santo/ Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde/ Departamento de Biologia/Alto Universitário S/N – Caixa Postal 16, CEP: 29.500.000 – Alegre - ES, Brasil. Iniciação à Docência PIBID-Biologia Alegre.

Aristhotelis Tadeu Tiradentes, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio. “Professor Pedro Simão”, Alegre, ES, Brasil

Professor da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio. “Professor Pedro Simão”, Alegre, ES, Brasil. Supervisor do PIBID-Biologia Alegre, ES, Brasil. Supervisor PIBID-Biologia Alegre.

Elias Terra Werner, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Dr. do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Universidade Federal do Espírito Santo/ Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde/ Departamento de Biologia/Alto Universitário S/N – Caixa Postal 16, CEP: 29.500.000 – Alegre - ES, Brasil. Coordenador de Área PIBID-Biologia Alegre

Carolina Demetrio Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Drª. do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Universidade Federal do Espírito Santo/ Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde/ Departamento de Biologia/Alto Universitário S/N – Caixa Postal 16, CEP: 29.500.000 – Alegre - ES, Brasil. Coordenador de Área PIBID-Biologia Alegre. 

Andréia Weiss, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Drª da Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal do Espírito Santo/ Centro de Ciências Agrárias e Engenharias/ Departamento de Medicina Veterinária/Alto Universitário S/N – Caixa Postal 16, CEP: 29.500.000 – Alegre - ES, Brasil / Colaboradora do PIBID-Biologia Alegre. 

Downloads

Publicado

2017-05-09

Como Citar

dos Santos Vieira, J., Tiradentes, A. T., Terra Werner, E., Demetrio Ferreira, C., & Weiss, A. (2017). OFICINA DE ORIGAMI: ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO TEMA OLIMPÍADAS. Revista Univap, 22(40), 756. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1384

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)