APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS NA ANÁLISE DE CONCRETO ASFÁLTICO CONTENDO RAF COMO AGREGADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v29i63.4431

Palavras-chave:

MEF, RAF, Módulo de resiliência, Pavimentação asfáltica

Resumo

O reuso de resíduos industriais, como Resíduo de Areia de Fundição (RAF), é uma alternativa para redução do uso de agregados minerais. Estes resíduos são similares aos agregados utilizados na pavimentação asfáltica; todavia, é preciso comprovar sua viabilidade técnica. Neste sentido, modelos computacionais por Métodos de Elementos Finitos (MEF), complementam resultados empíricos, simulando o comportamento deste pavimento alternativo. Neste artigo foi construído um modelo computacional com MEF, simulando o comportamento do Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) contendo RAF como agregado no ambiente do software Abaqus. O modelo foi validado ao comparar dados resposta com resultados empíricos. Em seguida foi analisando quanto ao seu comportamento mecânico e em dois estudos de caso. Os resultados obtidos foram satisfatórios quando comparados a resultados empíricos. Confirmando a aplicabilidade do MEF na engenharia rodoviária, particularmente em CBUQ contendo RAF

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Biografia do Autor

Paulo Paiva Oliveira Leite Dyer, Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), Departamento de Fotônica.

Gustavo José Lauer Coppio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo

Mestre em ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, professor pleno no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo

Luciana de Simones Cividanes, Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Professora plena no Instituto Tecnológico de Aeronáutica na área de Química Analítica

Silvelene Alessandra Silva, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Doutora em cerâmica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, bolsista de Pós-Doutorado em tratamentos superficiais à Laser no Instituto de Estudos Avançados, bolsista de Pós-Doutorado em sínteses químicas para propelentes à jato no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Luis Miguel Gutierrez Klinsky, Banco de Desenvolvimento da América Latina

Doutor em Engenharia de Transportes na Universidade de São Paulo, Chefe de laboratório no centro de pesquisas rodoviárias do consórcio CCR Nova Dutra, Analista de Conscessões no Banco de Desenvolvimento da América Latina.

Dimas Betioli Ribeiro, Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Doutor em Ciências pela USP, Professor pleno na USP e IFSP, Professor pleno no Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Maryangela Geimba de Lima, Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Dra, PHD, Professora plena no ITA e outras instituições, Pró reitora de pesquisas no Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Referências

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Publicado

2023-10-04

Como Citar

Dyer, P. P. O. L., Lauer Coppio, G. J. ., de Simones Cividanes, L., Silva, S. A., Gutierrez Klinsky, L. M. ., Betioli Ribeiro, D., & Geimba de Lima, M. (2023). APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS NA ANÁLISE DE CONCRETO ASFÁLTICO CONTENDO RAF COMO AGREGADO. Revista Univap, 29(63). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v29i63.4431

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra