REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS SOBRE CURSOS EAD: UMA ANÁLISE DOS SUJEITOS E DAS ESCOLHAS

Antonia Lucineire Almeida, Iraelza de Fatima Coelho Monteiro, Patrícia Ortiz Monteiro, Edna Maria Querido de Oliveira Chamon

Resumo


Este trabalho pressupõe-se apresentar as Representações Sociais de alunos de cursos em EAD sobre sua escolha. Tem-se como objetivos conhecer as Representações Sociais de alunos matriculados em cursos de Ensino Superior - Licenciatura e Tecnológicos -, identificar o público que opta por um curso EAD e investigar os motivos das escolhas dos alunos. Trata-se de uma pesquisa à luz da Teoria das Representações Sociais, exploratória e com abordagem quanti-quali. Como instrumento de pesquisa utilizou-se questionário semiestruturado, aplicado a 181 alunos de cursos EAD, de uma Universidade do Vale do Paraíba. Como resultado obteve-se, nos dados sócios demográficos que, as mulheres são maioria nos cursos EAD e que os sujeitos que a compõe são pessoas que atuam no mercado de trabalho, tem família constituída e optam pela EAD por ser uma modalidade mais flexível em termos de tempo e lugar e ainda possibilitam a realização de um curso superior. Nota-se que as representações permeiam as escolhas dos cursos no que tange à escolha pessoal, a realização profissional e a profissionalização. 


Palavras-chave


Representações Sociais; Educação a Distância; Público EAD

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DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1738

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