CAFÉ RETRÔ: INVOCANDO UMA VOLTA AO PASSADO EM UM CENÁRIO MERCADOLÓGICO CONTEMPORÂNEO

Giovanna Vivian Goulart Palma, Vânia Braz de Oliveira

Resumo


Este artigo traz um recorte sobre a sociedade e o indivíduo contemporâneo, onde os bens de consumo refletem o intangível e a nostalgia como uma necessidade do consumidor. O termo  “retrô” é acionado com frequência em uma sociedade que se alimenta das ilimitadas possibilidades de consumo nostálgico oferecido pela tecnologia. O passado se porta como detentor de um significado emocional, já que o antigo ilustra os desejos presentes do consumidor. Novas oportunidades mercadológicas, evocando outras épocas, focam valores e emoções sanando desejos e necessidade reais no consumidor contemporâneo. Frente a este cenário torna-se possível a  criação de uma marca com características estéticas retrô, mas que dialogue com um consumidor contemporâneo, disposto a consumir um produto tradicional como o café em um cenário que o remeta ao passado, sem se distanciar da contemporaneidade.

Palavras-chave


Consumidor; Contemporâneo; Retrô; Café

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1705

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

 

 Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP

Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa

Av. Shishima Hifumi, 2911 – Urbanova
12244-000 - São José dos Campos – SP

revista.univap.br-revista@univap.br
Telefone: (12) 3947-1237

 

Licença Creative Commons

Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.