CAFÉ RETRÔ: INVOCANDO UMA VOLTA AO PASSADO EM UM CENÁRIO MERCADOLÓGICO CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1705
Abstract
Este artigo traz um recorte sobre a sociedade e o indivíduo contemporâneo, onde os bens de consumo refletem o intangível e a nostalgia como uma necessidade do consumidor. O termo “retrô” é acionado com frequência em uma sociedade que se alimenta das ilimitadas possibilidades de consumo nostálgico oferecido pela tecnologia. O passado se porta como detentor de um significado emocional, já que o antigo ilustra os desejos presentes do consumidor. Novas oportunidades mercadológicas, evocando outras épocas, focam valores e emoções sanando desejos e necessidade reais no consumidor contemporâneo. Frente a este cenário torna-se possível a criação de uma marca com características estéticas retrô, mas que dialogue com um consumidor contemporâneo, disposto a consumir um produto tradicional como o café em um cenário que o remeta ao passado, sem se distanciar da contemporaneidade.
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2017-05-03
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Goulart Palma, G. V., & de Oliveira, V. B. (2017). CAFÉ RETRÔ: INVOCANDO UMA VOLTA AO PASSADO EM UM CENÁRIO MERCADOLÓGICO CONTEMPORÂNEO. Revista Univap, 22(40), 857. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1705
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Resumo - INIC
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This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
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https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1705Abstract
Este artigo traz um recorte sobre a sociedade e o indivíduo contemporâneo, onde os bens de consumo refletem o intangível e a nostalgia como uma necessidade do consumidor. O termo “retrô” é acionado com frequência em uma sociedade que se alimenta das ilimitadas possibilidades de consumo nostálgico oferecido pela tecnologia. O passado se porta como detentor de um significado emocional, já que o antigo ilustra os desejos presentes do consumidor. Novas oportunidades mercadológicas, evocando outras épocas, focam valores e emoções sanando desejos e necessidade reais no consumidor contemporâneo. Frente a este cenário torna-se possível a criação de uma marca com características estéticas retrô, mas que dialogue com um consumidor contemporâneo, disposto a consumir um produto tradicional como o café em um cenário que o remeta ao passado, sem se distanciar da contemporaneidade.Downloads
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