O AMBIENTE INFORMAL COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA

Autores

  • Sabrina Buqueroni Alves Universidade Federal do Espirito Santo
  • Osvaldo de Oliveira Ponte Junior Universidade Federal do Espirito Santo
  • Elaine Gimenez Guimarães Universidade Federal do Espirito Santo
  • Gustavo Lemos Rocha Universidade Estadual norte Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1476

Palavras-chave:

Aulas de campo, ecologia, assimilação dos conteúdos.

Resumo

O conteúdo de Ciências biológicas é visto por muitos alunos como algo complexo, que necessita apenas ser decorado para garantir o avanço nas séries do ensino básico. No entanto, nos últimos anos diversas metodologias vem sendo utilizadas, visando tornar o conteúdo teórico palpável. Seguindo esta proposta o presente trabalho realizado com alunos da 3ª série do ensino médio da escola Aristeu Aguiar, teve como objetivo apresentar, revisar conceitos ecológicos e sensibilizar a comunidade escolar, quanto a percepção ambiental, utilizando aulas de campo após aulas expositivas sobre ecologia. Após a aplicação de um questionário, observamos resultados positivos, destacando que o uso de aulas de campo conduzida por pessoas capacitadas e a aplicação de teoria durante a atividade, é uma ferramenta eficaz no ensino de biologia.

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Biografia do Autor

Sabrina Buqueroni Alves, Universidade Federal do Espirito Santo

Graduanda em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal do Espirito Santo

Gustavo Lemos Rocha, Universidade Estadual norte Fluminense

Doutorando pela Universidade Estadual norte Fluminense

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Publicado

2017-04-04

Como Citar

Alves, S. B., Junior, O. de O. P., Guimarães, E. G., & Rocha, G. L. (2017). O AMBIENTE INFORMAL COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA. Revista Univap, 22(40), 712. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1476

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