ESTUDO DA ESTABILIDADE DE TALUDES RODOVIÁRIOS DA BR-393


Autores

  • José Branham Ribeiro de Lima Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO
  • Isabelle de Melo Vicente Universidade Severino Sombra - USS
  • Júlio César da Silva Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1106

Resumo

A geotecnia tem sido essencial para o avanço da expansão territorial, acessos rodoviários e ferroviários, portos e estruturas profundas como túneis e exploração de minérios. Sua influência e análise tem apresentado bons resultados no aprimoramento de obras mais seguras. O desenvolvimento de estudos e métodos em estabilidade permitem avaliar a resistência de taludes, culminando em uma melhor solução às rupturas causadas pelos fatores da natureza (chuvas orográficas, ciclônicas e convectivas). O avanço tecnológico e a implantação de ferramentas digitais, como o SLOPE/W da GEO-SLOPE, potencializaram os métodos de análise de estabilidade de taludes e os tornou rápidos e eficientes. Com isto, identificado o fator de segurança, com o apoio do software, referente a um talude rodoviário na BR-393, pôde-se determinar o fator de segurança associado e indicar o tipo de contenção que melhor se adaptasse, com rapidez e eficácia, minimizando os riscos de taludes rodoviários.

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Biografia do Autor

José Branham Ribeiro de Lima, Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO

Taludes Rodoviários

Departamento de Ciência e Tecnologia - Engenharia Civil

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Publicado

2017-02-09

Como Citar

Ribeiro de Lima, J. B., Vicente, I. de M., & da Silva, J. C. (2017). ESTUDO DA ESTABILIDADE DE TALUDES RODOVIÁRIOS DA BR-393. Revista Univap, 22(40), 505. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1106

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