PROJETO PIBID- UNINDO TEORIA A PRÁTICA NA APLICAÇÃO DO TEMA: MICROBIOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Patrícia Batista Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Alexandra Zorzal Universidade Federal do Espírito Santo
  • Monique Vargas de Gouvêa Ciências Biológicas Licenciatura/Universidade Federal do Espírito Santo
  • Simone Fernandes Física/Universidade Federal do Espírito Santo
  • Andreia da Silva Física/Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.798

Palavras-chave:

Atividade Experimental, Ensino Fundamental, Bactérias.

Resumo

O projeto PIBID/CAPES proporciona aos bolsistas integrantes do subprojeto em Ciências/Interdisciplinar a experiência de interagir com alunos do Ensino fundamental, preparando o licenciando para o cotidiano escolar e, assim, buscando novas estratégias para o ensino/aprendizagem de Ciências. O trabalho foi desenvolvido com uma turma do 6° ano do ensino fundamental e teve como objetivo apresentar uma atividade prática de microbiologia no ensino de ciências, a fim de despertar o interesse dos alunos, unindo teoria à prática. Buscou-se desenvolver uma metodologia que o conteúdo não fique somente no teórico, que tenha uma prática para promover habilidades e assim relacionar o conhecimento prévio de cada estudante com algumas situações do cotidiano. Diante desse método de unir à teoria a prática os alunos mostraram-se mais interessados e participativos, percebendo-se uma mudança significativa no entendimento dos conteúdos. Desta forma, fica evidente que as aulas práticas no Ensino de Ciências são estimulantes e fundamentais para que os alunos construam seu conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Batista Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Ciências Biológicas (INID)

Downloads

Publicado

2017-01-17

Como Citar

Oliveira, P. B., Zorzal, A., Gouvêa, M. V. de, Fernandes, S., & da Silva, A. (2017). PROJETO PIBID- UNINDO TEORIA A PRÁTICA NA APLICAÇÃO DO TEMA: MICROBIOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Univap, 22(40), 317. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.798