EFEITO DE FÁRMACOS ANESTÉSICOS NA FUNÇÃO RENAL DE CÃES

Autores

  • Rudison da Silva Florêncio UFES -Universidade Federal do Espírito Santo
  • José Aloizio Gonçalves Net Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ronaldo Eugênio de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Kamila Pandolfi Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gabriela Porfirio-Passos Universidade Federal da Bahia
  • Lenir Cardoso Porfirio Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.712

Palavras-chave:

Anestesia, cirurgia, cães.

Resumo

Com o aumento na expectativa de vida dos animais como cães e gatos há necessidade de aperfeiçoar práticas anestésicas e fármacos para a obtenção do plano anestésico com mínimos efeitos colaterais. Os objetivos deste trabalho foram analisar parâmetros urinários antes e após os procedimentos anestésicos, a densidade urinaria, relação proteína:creatina urinária, atividade urinária das enzimas fosfatase alcalina e gama glutamiltransferase, em cães machos e fêmeas da raça labrador com aproximadamente 30 kg de peso e com uso de acepromazina na dose de 0,05 mg/Kg e meperidina 3 mg/Kg como medicação pré-anestésica, propofol na dose de 5mg/Kg para indução e a manutenção anestésica foi realizada com isofluorano em 1,5 CAM. Concluiu-se, este protocolo anestésico em procedimentos cirúrgicos não ocasionaram alterações nos parâmetros renais que indicasse lesão. Todos os valores da atividade urinária das enzimas gGT, FA, da DU e da UPC se mantiveram dentro dos parâmetros fisiológicos de cães saudáveis e não houve relação negativa pelo uso dos anestésicos nas doses utilizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rudison da Silva Florêncio, UFES -Universidade Federal do Espírito Santo

Graduando de Medicina veterinária, Monitor de Bioquímica, Farmacologia Básica e Farmacologia Veterinária, Bolsista FAPES (Fundação de apoio a pesquisa do Espírito Santo).

Downloads

Publicado

2016-11-01

Como Citar

Florêncio, R. da S., Gonçalves Net, J. A., de Oliveira, R. E., Pandolfi, K., Porfirio-Passos, G., & Porfirio, L. C. (2016). EFEITO DE FÁRMACOS ANESTÉSICOS NA FUNÇÃO RENAL DE CÃES. Revista Univap, 22(40), 80. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.712

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)