ESTUDO DA INFLUÊNCIA NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS ENTRE CHAPAS DISSIMILARES SOLDADAS COM GAP NO PROCESSO MIG/MAG APLICADA EM CARROCERIAS NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

Autores

  • Rodrigo Otávio Venturini Salamão Universidade do Vale do Paraíba, Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento - IP&D http://orcid.org/0000-0001-5695-1145
  • Erika Peterson Gonçalves Universidade do Vale do Paraíba, Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento - IP&D Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo - FEAU

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v26i51.2455

Palavras-chave:

MIG/MAG, chapas dissimilares, espaçamento entre chapas.

Resumo

A indústria automobilística atualmente aceita, segundo a DIN EN ISO 5817, 2014, que o espaçamento entre juntas soldadas pelo processo MIG/MAG seja de 0,2 mm + 0,07x a espessura do metal de base de menor espessura. Porém, durante a realização do processo, industrialmente, parte da produção deve passar por processos de retrabalho que impactam negativamente tanto no que relaciona aos custos quanto no tempo de produção dos automóveis. O presente trabalho estuda o impacto do espaçamento entre as chapas dissimilares largamente empregadas nas estruturas das carrocerias de automóveis. Estudou-se os aços 22MnB5 (DIN EN 10083-3) produzidos por Hot Stamping e o HX 340 LAD (DIN EN 10346), produzidas por laminação a frio. Corpos de provas submetidos à soldagem MIG/MAG com corrente constante de 128,0 A, velocidade de soldagem constante de 7,6 m.min-1 e tensão de soldagem constante de 19,1 V em robô para execução da soldagem marca KUKA VKRC4 com seis eixos com uma garantia de repetitividade de 0,06mm. As amostras foram estudadas com espaçamento de 0,12 mm; 0,36 mm; 0,48 mm; 0,60 mm; 0,78 mm além daqueles corpos de prova de controle onde o espaçamento foi nulo. Por meio de ensaios mecânicos em dobramento a 90°, líquido penetrante e macrografia comprovaram que independente dos espaçamentos impostos às juntas soldadas, a integridade das juntas soldadas são mantidas. Os ensaios por líquidos penetrantes realizados após os ensaios de dobramento apresentaram juntas integras sem a presença de trincas e fissuras na região de solda.

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Biografia do Autor

Rodrigo Otávio Venturini Salamão, Universidade do Vale do Paraíba, Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento - IP&D

Possui graduação em Engenharia Industrial Mecânica - ETEP Faculdades (2004). Atualmente é engenheiro da qualidade - Volkswagen do Brasil LTDA. Trabalho na área de Homologações de peças metálicas, análise de falhas dos produtos metálicos e controle das peças metálicas montadas na planta de Taubaté da Volkswagen do Brasil. Especialista em soldagem com qualificação pela FBTS Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem com sede no Rio de Janeiro, vasta experiência com manutenção de equipamentos mecânicos e nos últimos 3 anos dos 20 de companhia voltados a área de análise.

Erika Peterson Gonçalves, Universidade do Vale do Paraíba, Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento - IP&D Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo - FEAU

Graduada em Engenharia de Materiais pela Universidade do Vale do Paraíba (2004). Mestre em ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA - 2008) programa de pós-graduação em Mecânica e Aeronáutica área de Física e Química dos Materiais Aeroespaciais com a dissertação: OBTENÇÃO DO COMPÓSITO SiCF/Ti POR INFILTRAÇÃO DA PRÉ-FORMA DE CARBETO DE SILÍCIO COM TITÂNIO VIA SUSPENSÃO DE TiH2. Doutora em ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA - 2012) programa de pós-graduação em Mecânica e Aeronáutica área de Materiais e Processos de Fabricação com a tese: ESTUDO DAS REAÇÕES INTERFACIAIS NA OBTENÇÃO DE COMPÓSITOS DE MATRIZ DE TITÂNIO REFORÇADOS COM FIBRAS DE CARBETO DE SILÍCIO. Ambas titulações conseguidas desenvolvendo projeto de pesquisa no Instituto de Aeronáutica e Espaço, divisão de Materiais (AMR). Atuando como docente em tempo integral na Universidade do Vale do Paraíba tem ministrado aulas nas áreas correlatas à Teoria das Estruturas e Ciência dos Materiais e trabalhado no desenvolvimento de projetos de pesquisa que visam a obtenção e melhoramento de materiais para construção civil partindo de materiais convencionais assim como materiais reciclados buscando a sustentabilidade da industria da construção civil. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, atuando nas áreas de compósitos estruturais e materiais para construção civil.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3970923776415063

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Publicado

2020-08-27

Como Citar

Salamão, R. O. V., & Gonçalves, E. P. (2020). ESTUDO DA INFLUÊNCIA NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS ENTRE CHAPAS DISSIMILARES SOLDADAS COM GAP NO PROCESSO MIG/MAG APLICADA EM CARROCERIAS NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA. Revista Univap, 26(51), 171–180. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v26i51.2455