DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES DO CAMPO DO NORTE DE MINAS GERAIS

Miriam Cristina Schmidt Priebe, Flávia Marques Alencar, Vania Guedes Silva, Juciara Oliveira Lopes

Resumo


O objetivo da pesquisa se constituiu em analisar as trajetórias de professores de escolas rurais, e, a partir de suas experiências vividas, identificar quais problemas e desafios enfrentados, e quais as possibilidades de mudanças. Justifica-se essa pesquisa pela necessidade de demonstrar o quadro atual das escolas localizadas no campo, bem como apresentar perspectivas de mudanças, sinalizadas a partir dos movimentos sociais do campo, que reivindicam outro tipo de escola e de educação. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com a aplicação de questionários abertos a quatro professores que possuem experiência de trabalho em escolas localizadas na zona rural, em cidades da região Norte de Minas Gerais. Ficou evidente a precariedade das escolas localizadas no campo, assim como a dificuldade de acesso e a rotatividade de professores.

 


Palavras-chave


Educação do Campo. Escolas rurais. Professores das escolas do campo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1641

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