A FORMAÇÃO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL E AS EXPRESSÕES DE APROPRIAÇÃO DA TEORIA SOCIAL CRÍTICA


Autores

  • Cleomar Campos da Fonseca UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Amanda Leite Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1613

Resumo

Este artigo trata das expressões de apropriação da Teoria Social Crítica, de base marxiana, junto aos conteúdos programáticos de disciplinas voltadas para a formação teórico-filosófica dos discentes do curso de graduação em Serviço Social da UEPB. O estudo envolveu um levantamento bibliográfico e documental. As fontes secundárias foram os planos de curso das referidas disciplinas. As aproximações conclusivas indicam que a direção social (e também teórica) orientadora do Projeto de Formação de 1996, não está plenamente fortalecida por conteúdos responsáveis pela abordagem das grandes linhas de pensamento da modernidade, dentre elas, a Teoria Social Crítica, em seu sentido ontológico. Trata-se de uma tendência que guarda relação com o tensionamento – teórico, político, ético e cultural - que vem permeando o Serviço Social brasileiro. Neste sentido, a profissão tem convivido com expressões ideoculturais que vão desde posturas mais voltadas ao trato subjetivista do real a posturas que se esforçam em buscar o sentido das coisas em sua raiz, relacionando aparência e essência como expressões de uma totalidade social.

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Biografia do Autor

Cleomar Campos da Fonseca, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Professora Doutora do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba

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Publicado

2016-11-17

Como Citar

Fonseca, C. C. da, & Ribeiro, A. L. (2016). A FORMAÇÃO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL E AS EXPRESSÕES DE APROPRIAÇÃO DA TEORIA SOCIAL CRÍTICA. Revista Univap, 22(40), 132. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1613