CRIAÇÃO DE CHAVE DE INTERATIVA: UMA ALTERNATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO E ENSINO DE BOTÂNICA CRIPTOGÂMICA

Autores

  • Angélica Tomazeli da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Thamara Arão Feletti Universidade Federal do Espírito Santo
  • Juliana de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1185

Palavras-chave:

Educação, recurso didático, briófitas, musgos, identificação.

Resumo

A botânica, seja pelo número elevado de organismos estudados, complexidade de conceitos e termos específicos ou ainda, pela falta de contextualização em que é comumente ensinada, é apontada como uma das mais “difíceis”, tanto na educação básica como no ensino superior. O objetivo deste trabalho foi produzir uma ferramenta didática interativa que contribuísse com o ensino de botânica criptogâmica, tanto no ensino médio quanto no superior. Para isto foram coletadas espécies de musgos no Parque Nacional do Caparaó, e estas foram identificadas e descritas, totalizando 31 espécies de musgos, que foram inseridas na plataforma Xper3. Também na plataforma foram inseridos 32 caracteres morfológicos de identificação. A partir disto, construiu-se a chave de identificação interativa, que após finalizada, será publicada on line para que todos possam ter acesso. Desta forma, será uma ferramenta didática que poderá ser utilizada para melhorar de forma significativa o ensino de botânica, ensino de taxonomia e identificação, visto às grandes dificuldades relatadas por alunos e professores, particularmente na identificação de material botânico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Tomazeli da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde

Departamento de Biologia

 

Thamara Arão Feletti, Universidade Federal do Espírito Santo

Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde

Departamento de Biologia

Juliana de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde

Departamento de Biologia

Botânica

Downloads

Publicado

2017-02-20

Como Citar

da Silva, A. T., Feletti, T. A., & de Oliveira, J. (2017). CRIAÇÃO DE CHAVE DE INTERATIVA: UMA ALTERNATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO E ENSINO DE BOTÂNICA CRIPTOGÂMICA. Revista Univap, 22(40), 558. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1185

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.