CRIANÇA E TECNOLOGIA: NOVAS EXPERIÊNCIAS DA INFÂNCIA

Autores

  • Luiz Antonio Feliciano Centro Universitário Teresa D'Ávila-UNIFATEA Centro Universitário de Volta Redonda-UNIFOA http://orcid.org/0000-0001-9316-6883
  • Ana Lívia Espíndola F. Gonçalves Instituto Santa Teresa / ISPIC/UNIFATEA
  • Yuri Toledo Kuwahara Instituto Santa Teresa/UNIFATEA

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1158

Palavras-chave:

Infância, experiência, novas tecnologias, subjetividade, escola

Resumo

As experiências, na contemporaneidade, ganharam novas roupagens, novas relações, novos jogos, novas interações, novos condicionamentos. A tecnologia tem um papel fundamental nessas alterações, sobretudo, aquelas relacionadas com a produção de imagem e difusão de informação. Diante desse cenário, como se configuram as experiências da infância na atualidade, pois é uma geração que nasce incorporada às novas tecnologias digitais? Dessa forma, problematizar as experiências da infância, a partir da inserção da imagem na sua cotidianidade se configurou o objetivo geral do trabalho. Mapear os tipos de brincadeiras mais aceitas pelas crianças atualmente, possibilitar um contato maior com universo da fotografia e discutir a interferência da imagem fotográfica na relação da criança com o mundo compuseram os objetivos específicos. Um estudo antropológico, amparado pelo método etnográfico, dentro de uma sala de aula da de 3º ano do ensino fundamental, do Instituto Santa Teresa, foi o caminho para alcançar tais objetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Antonio Feliciano, Centro Universitário Teresa D'Ávila-UNIFATEA Centro Universitário de Volta Redonda-UNIFOA

Graduado em Comunicação Social (Publicidade e propaganda); Mestre em Multimeios; Doutorando em Educação; Professor Universitário desde 2003; fotógrafo desde 1994.

Ana Lívia Espíndola F. Gonçalves, Instituto Santa Teresa / ISPIC/UNIFATEA

Aluna do 2º ano do Ensino Médio do Instituto Santa Teresa; Bolsista do CNPQ com bolsa de PIBIC-EM desde 2015, vinculada ao ISPIC/UNIFATEA.

Yuri Toledo Kuwahara, Instituto Santa Teresa/UNIFATEA

Pedagoga; Professora do Ensino Fundamental I, do Intituto Santa Teresa/UNIFATEA

Downloads

Publicado

2017-02-14

Como Citar

Feliciano, L. A., Gonçalves, A. L. E. F., & Kuwahara, Y. T. (2017). CRIANÇA E TECNOLOGIA: NOVAS EXPERIÊNCIAS DA INFÂNCIA. Revista Univap, 22(40), 541. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1158