ESTUDO DA OXIDAÇÃO DE ÁLCOOL NATURAL POR MATERIAIS SÓLIDOS

Débora Cristina Gonçalves, Luciana Alves Parreira, Luciano Menini

Resumo


 

Resumo: Reações de oxidação para obter aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos e ésteres são reações de fundamental importância em síntese orgânica na indústria farmacêutica e química. A busca por reagentes seletivos, que possam ser utilizados em quantidades catalíticas, recicláveis, de fácil manuseio, não tóxicos, estáveis, bem como capazes de proporcionar reações com custo e tempo reduzidos, condições brandas e rendimentos elevados, tem sido objeto de intensos estudos. Recentemente uma inesperada atividade do ouro na oxidação de álcoois, colocando os materiais contendo nanopartículas de ouro suportadas entre os catalisadores mais promissores para essas reações devido a sua alta atividade e estabilidade. Neste trabalho, foi desenvolvido um excelente processo de oxidação catalítica do natural, álcool cinâmico, em um sistema heterogêneo, utilizando matérias contendo nanopartículas de ouro em óxido de magnésio (Au/MgO). O processo apresenta um grande avanço tecnológico, pois as utilizações de catalisadores sólidos diminuem o tempo de separação do catalisador da reação, e desta forma minimiza-se o tempo de produção em uma escala industrial.


Palavras-chave


oxidação de álcool; nanopartículas; catálise.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.904

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.