UM OLHAR JOVEM SOBRE A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: VIVENCIAR E SIGNIFICAR

Carolina Moraes Fuzaro, José Edson da Silva, Glaucia Rodrigues da Costa Carvalho, Márcia Maria Dias Reis Pacheco

Resumo


Este artigo contribui para a discussão da relação dos jovens com a escola de Ensino Médio da rede pública. Apresenta parte de uma pesquisa de natureza básica e descreve os sentidos atribuídos à escola e suas relações com o mundo do trabalho contemporâneo. Dentro de uma abordagem qualitativa, foi feito um estudo de caso em uma escola de Ensino Médio da rede pública do estado de São Paulo. A coleta de dados foi feita em 2015 através de questionários. Os dados foram analisados pelo conjunto de técnicas da Análise de Conteúdo à luz da perspectiva teórica histórico-cultural. O texto faz uma apresentação da condição do Ensino Médio no Brasil e dos sentidos que os jovens pesquisados atribuem a esse nível de ensino. A guisa de conclusão, observa-se um sentido de preparação para o futuro, de escola como instituição responsável pela formação profissional ainda que esteja passando por crises de identidade e desafios de ordem social, econômico e político.

Palavras-chave


Escola de Ensino Médio, Jovens, Mercado de trabalho

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.873

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.