IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE INDIVÍDUOS ATENDIDOS EM UM EVENTO DE QUALIDADE DE VIDA

Autores

  • Edeli Simioni de Abreu UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Rosana Farah Simony UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Débora Helena Silveira Dias UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Fernanda Heitzmann Martins UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Flávia Regina Oliveira Ribeiro UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.18066/revunivap.v18i32.84

Palavras-chave:

antropometria, qualidade de vida, índice de conicidade, transição nutricional

Resumo

É notório o aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade na população brasileira. Estudos recentes indicam uma projeção de comportamento epidêmico. Este estudo descreveu o perfil nutricional de indivíduos atendidos em um evento de Qualidade de Vida, realizado em uma Universidade localizada no município de São Paulo. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e com coleta de dados primários, com amostra de 443 indivíduos de ambos os gêneros, realizado em uma Universidade do município de São Paulo, no dia 30 de abril de 2010. O evento fez parte de um programa de qualidade de vida, já instituído na Universidade. Foram coletados os dados antropométricos (peso, altura e circunferência de cintura), e avaliou-se o estado nutricional por meio do índice de massa corporal, e índice de conicidade. Participaram do evento 443 indivíduos, sendo 48% (n=213) do sexo feminino e 52% (n=230) do sexo masculino, com média de idade 28,7 (±3,9) anos. A amostra estudada apresentou uma prevalência de 26,9% de sobrepeso e 12,6% para obesidade, maior nos homens quando comparados às mulheres. Em relação ao risco de doenças cardiovasculares, segundo a circunferência de cintura e índice de conicidade, a maior parte (67,7%) não apresentou risco, porém esses valores foram maio-res entre as mulheres. O estudo permitiu concluir que quase 40% da população estavam com excesso de peso. Dessa maneira, conclui-se que é essencial a realização de programas de intervenção nutricional para detectar possíveis riscos, e promover melhorias no estado de saúde dos indivíduos, para lhes assegurar uma maior qualidade de vida.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edeli Simioni de Abreu, UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo - Campus Ipiranga (1984), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2003) . Tem experiência na área de Nutrição e docência, com ênfase em Análise Nutricional de População e Administração de UANs, atuando principalmente nos seguintes temas: manipuladores de alimentos, colesterol, alimentos funcionais e fortificação de alimentos. Atualmente é professora Adjunto I do curso de Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie em tempo integral, ministra aulas da área de alimentos: bromatologia, tecnologia dos alimentos e higiene e legislação de alimentos. É coordenadora dos estágios do CCBS da UPM. Desenvolve pesquisa na área de alimentos e de saúde pública.

Rosana Farah Simony, UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora do curso de Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo

Débora Helena Silveira Dias, UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Nutricionistas formadas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.

Fernanda Heitzmann Martins, UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Nutricionistas formadas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.

Flávia Regina Oliveira Ribeiro, UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Nutricionistas formadas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Como Citar

Abreu, E. S. de, Simony, R. F., Dias, D. H. S., Martins, F. H., & Ribeiro, F. R. O. (2012). IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE INDIVÍDUOS ATENDIDOS EM UM EVENTO DE QUALIDADE DE VIDA. Revista Univap, 18(32), 15–22. https://doi.org/10.18066/revunivap.v18i32.84

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)