ARQUIVO MORTO OU CENTRO DE HISTÓRIA? UM BREVE ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO COTIDIANO ESCOLAR PARA A PESQUISA

Autores

  • Maria Helena Alves da Silva UNIVAP - Universidade do Vale do Paraíba
  • Maria Aparecida Chaves Ribeiro Papali UNIVAP/Faculdade de Educação e Artes
  • Valéria Regina Zanetti UNIVAP/Faculdade de Educação e Artes

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.750

Palavras-chave:

Centro de História, Arquivo Morto, Cotidiano Escolar

Resumo

Resumo: Embora os documentos sejam percebidos na sua importância legal e institucional ao garantirem um fluxo contínuo de informações, os documentos relacionados ao cotidiano escolar, como planos de aula, diários de classe e cadernos de alunos são muitas vezes os primeiros a serem descartados. Este trabalho tem como objetivo explorar as definições de “Arquivo Morto” e “Centro de Memória”, trabalhando como a documentação história de uma Instituição de Educação como a UNIVAP – Universidade do Vale do Paraíba, precisa ser mantida e preservada em um Centro de História tal como o CEHVAP – Centro de História da UNIVAP, de forma a mantermos o contato histórico com o dia-a-dia das relações e pensamentos de um período. Para escrevermos esse artigo, utilizamos da metodologia de pesquisa de aspecto qualitativo, em que investigamos livros, artigos e documentos históricos relevantes para a nossa temática, utilizando de autores que tratassem sobre o cotidiano escolar, a importância de acervos institucionais e a relevância de tratar sobre o ‘arquivo morto’.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Helena Alves da Silva, UNIVAP - Universidade do Vale do Paraíba

Graduada em História, mestranda do programa de mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba. É gestora de documentos do CEHVAP - Centro de História e Memória da Univap.

Downloads

Publicado

2017-01-12

Como Citar

da Silva, M. H. A., Papali, M. A. C. R., & Zanetti, V. R. (2017). ARQUIVO MORTO OU CENTRO DE HISTÓRIA? UM BREVE ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO COTIDIANO ESCOLAR PARA A PESQUISA. Revista Univap, 22(40), 291. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.750

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>