ISOLAMENTO VERTICAL DO MULTI-NESTED PENDULA PARA DETECTORES INTERFEROMÉTRICOS DE ONDAS GRAVITACIONAIS

Elvis Camilo Ferreira, Márcio Constâncio Junior, Odylio Denys Aguiar, Allan Douglas dos Santos Silva

Resumo


Neste trabalho apresentamos os primeiros resultados do estudo do isolamento vertical em um sistema de pêndulos multi-aninhados, para aplicação como isoladores vibracionais passivos dos espelhos da próxima geração de detectores interferométricos de ondas gravitacionais, como o LIGO Voyager. As funções de transferência teórica dos modos verticais indicam um fator de isolamento de até seis ordens de grandeza em 10 Hz. As medições dessas oscilações apresentam frequências de ressonância indesejáveis e indicam que o sistema necessita de melhorias. Aqui propomos algumas soluções para isso, que já estão sendo estudadas.


Palavras-chave


ondas gravitacionais; detectores; LIGO; isolamento vibracional.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i39.421

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.