PREVALÊNCIA DE DOENÇAS CONCOMITANTES E COMPLICAÇÕES EM HIPERTENSOS DE UMA ÁREA DA ESTRATÉGIA “SAÚDE DA FAMÍLIA” DE CAXIAS-MA

Wlyanna Araújo Abreu, Nytale Lindsay Cardoso Portela

Resumo


A hipertensão arterial sistêmica é uma doença silenciosa, diagnosticada muitas vezes no aparecimento das complicações, causando significativa perda na qualidade de vida e aumento nas taxas de morbidade e mortalidade. Objetiva-se identificar a presença de doenças concomitantes e complicações associadas ao processo hipertensivo em portadores de hipertensão arterial sistêmica assistidos por uma Estratégia Saúde da Família de Caxias-MA. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, realizada com 200 hipertensos. A coleta de dados se deu por um questionário estruturado durante os meses de janeiro e fevereiro de 2015, sendo a análise feita com a utilização do software Statistical Package for the Social Sciences. Constatou-se que 127 (63,5%) entrevistados são mulheres e 73 (36,5%) são homens. A idade variou de 30 anos ou mais, prevalecendo a faixa etária de 70 a 79 anos, com 48 (24,0%) indivíduos. Em relação ao nível de escolaridade, predominou o ensino fundamental incompleto, seguido de não sabe ler/escrever. Quanto a presença de doenças concomitantes, constata-se que 128 (64,0%) entrevistados não as possuem. Dos 72 indivíduos que apresentaram alguma doença concomitante, 44 (61,1%) possuem diabetes tipo 1 ou 2. Em relação à presença de complicações, evidenciou-se que 139 (69,5%) pacientes não apresentaram complicação. Das complicações apresentadas, os problemas de visão foram citados em maior número, com 22 (36,1%) casos. Apesar de apenas uma pequena parcela da população apresentar doenças concomitantes e complicações, é imprescindível a conscientização acerca da necessidade de se modificar o estilo de vida, praticando atividades físicas regularmente e mantendo dieta equilibrada para a prevenção de futuras complicações.

Palavras-chave


Hipertensão; complicações; prevenção de doenças.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i39.369

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.