ANÁLISE POR TRIANGULAÇÃO DE MÉTODOS: UM REFERENCIAL PARA PESQUISAS QUALITATIVAS

Autores

  • Nilsen Aparecida Vieira Marcondes Prefeitura Municipal de São José dos Campos.
  • Elisa Maria Andrade Brisola Universidade de Taubaté (UNITAU).

DOI:

https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i35.228

Palavras-chave:

Referencial Analítico, Pesquisas Qualitativas, Análise por Triangulação de Métodos.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir informações já publicadas sobre um dos procedimentos analíticos voltados à interpretação de dados qualitativos, qual seja, a Análise por Triangulação de Métodos. Em se tratando da metodologia, esta pesquisa se apresenta quanto à forma de abordagem do assunto, como qualitativa, do ponto de vista de seus objetivos, como descritiva e com relação aos procedimentos técnicos, caracteriza-se como bibliográfica. Os resultados deste estudo teórico demonstram que este instrumental analítico contribui no desenvolvimento de pesquisas qualitativas voltadas à interpretação e atribuição de significados dos fenômenos investigados, favorecendo o processo de análise indutiva dos dados coletados. Como conclusão, considera-se que a Análise por Triangulação de Métodos reforça a importância do diálogo entre os dados empíricos, autores que tratam da temática estudada e análise de conjuntura, num contínuo movimento dialético.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilsen Aparecida Vieira Marcondes, Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

Assistente Social da Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP, Mestre em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais pela Universidade de Taubaté/SP (UNITAU).

Elisa Maria Andrade Brisola, Universidade de Taubaté (UNITAU).

Docente do Programa de Mestrado Acadêmico e Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté (UNITAU), Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Downloads

Publicado

2014-08-22

Como Citar

Marcondes, N. A. V., & Brisola, E. M. A. (2014). ANÁLISE POR TRIANGULAÇÃO DE MÉTODOS: UM REFERENCIAL PARA PESQUISAS QUALITATIVAS. Revista Univap, 20(35), 201–208. https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i35.228

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)