AMPLIFICAÇÃO CRUZADA DE PRIMERS SSR DE CAFEEIRO EM GENÓTIPOS DE ANTÚRIO

Edilson Marques Junior, Franciele Barros de Souza Sobreira, Carla Cristina Gonçalves Rosado, José Dias de Souza Neto, Taís Cristina Bastos Soares

Resumo


Anthurium andraeanum Lindl. é uma espécie florística, de grande importância na diversificação da agricultura tropical. É a segunda flor tropical no mercado mundial, no entanto há uma dificuldade para a delimitação taxonômica do gênero. Estudos com marcadores moleculares eliminam algumas dificuldades encontradas quando se trabalha com marcadores morfológicos, e dentre as várias classes de marcadores moleculares, os marcadores microssatélites (SSR) apresentam interessantes características para a distinção e classificação de indivíduos. Porém, o desenvolvimento de primers específicos para uma espécie requer um longo e oneroso trabalho. Até o momento não existem estudos moleculares de sequenciamento do genoma de antúrios, impossibilitando o desenvolvimento de marcadores moleculares para a espécie A. andraeanum, como o SSR. Considerando que os SSRs encontrados em determinadas espécies podem ser transferidos para espécies correlatas, neste trabalho foram testados 20 primers SSRs desenvolvidos para o cafeeiro em 16 genótipos de antúrio. Dos 20 primers testados, dois apresentaram amplificação para a espécie A. andraeanum, o que corresponde a 10% de taxa de transferência.


Palavras-chave


Acesso livre

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1572

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap, e-ISSN 2237-1753, é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 7 indexadores e 1 diretório:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.