CORREDORES ECOLÓGICOS: UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA A FRAGMENTAÇÃO FLORESTAL

Gizely Azevedo Costa, Caroline Tavares Firmino, Jéferson Luiz Ferrari, Daiani Bernardo Pirovani

Resumo


Grande parte da biodiversidade da Mata Atlântica encontra-se presente em fragmentos florestais, em parte segregados devido a ações antropogênicas causadas pelo homem ou devido a causas naturais, diante de tal situação constata-se a importância da tomada de medidas a fim de mitigar os problemas decorrentes dessa fragmentação, sendo uma alternativa viável para o problema a utilização dos corredores ecológicos. Assim, objetivou-se com esse estudo realizar um levantamento bibliográfico sobre a importância dos corredores ecológicos, salientando os que estão presentes no Estado do Espirito Santo bem como levantar os que ainda estão para serem implementados. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Sendo assim foi possível constatar os inúmeros benefícios dos corredores a fim de devolver aos habitats o equilíbrio natural é ainda perceber que a nível de Estado medidas vem sendo adotadas e diversos corredores estão para serem implementados, com atividades em andamento.


Palavras-chave


Corredor Ecológico; Fragmentação Florestal; Preservação da Biodiversidade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1350

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.