ARMADILHA PET COM PANO PRETO ENVOLVIDO EM FILME ADESIVO + ATRAENTE SINTÉTICO CAPTURA O MOSQUITO Aedes aegypti

Adriano Rodrigues de Paula, Leila Eid Imad da Silva, Anderson Ribeiro, Richard Ian Samuels

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar a eficiência de uma “armadilha PET adesiva” com pano preto envolvido em filme adesivo associado a um atraente sintético para prender fêmeas de Aedes aegypti. Os tratamentos controles foram realizados com armadilha PET com: pano preto envolvido no filme adesivo sem o atraente, filme adesivo + atraente, e somente o filme adesivo. Os tratamentos foram realizados em quatro salas simulando cômodos residenciais. Cinqüenta fêmeas foram utilizadas em cada tratamento. Três repetições foram realizadas. Os mosquitos foram liberados em salas, expostos a uma armadilha de cada tratamento e as salas foram fechadas e lacradas. O experimento foi avaliado 24h e 48h depois de montado. No total, 31,3% dos mosquitos foram capturados quando expostos por 24h à “armadilha PET adesiva”. Com o aumento do tempo de exposição (48h) a porcentagem de captura dobrou (66,6%). Nos tratamentos controles a menor taxa de captura de mosquitos (3,33%) ocorreu quando se utilizou a armadilha PET somente com filme adesivo por 24h. A armadilha PET adesiva poderia no futuro ser utilizada em residências. 

Palavras-chave


Vetor da dengue, armadilha adesiva, semicampo.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1229

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.