HALLOWEEN, HISTÓRIAS DE BRUXAS E LENDAS BRASILEIRAS: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL E BRINCADEIRAS NA ESCOLA

Autores

  • Anilse Maria Picollo Borttolin UNESC-Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v21i38.311

Palavras-chave:

Textos Literários, Leitura, Produção Textual.

Resumo

Este trabalho pretende expor uma significativa prática de ensino realizada com os estudantes do ensino fundamental II, a partir de leitura de histórias sobre bruxas e lendas brasileiras; produção textual e brincadeiras; prática esta capaz de contribuir para disseminar uma cultura de cooperação entre eles e torná-los sujeitos participativos e capazes de reconhecer a sua importância na sociedade. Durante o percurso, observou-se que os estudantes conseguiram relacionar as histórias lidas, manifestando sentimentos, experiências, opiniões, definindo preferência e construindo critérios próprios para selecionar o que querem ler e, inclusive, produzindo os próprios textos e encaminhando-os aos colegas de outras séries na escola. A abordagem teórica vincula-se às reflexões de Bakhtin (2002) e (2003), Soares (2004), Pacheco (2004) e Perrone-Moisés (2003) e, levando em consideração, também, documentos educacionais, a exemplo dos PCNs (1997) e (1998).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anilse Maria Picollo Borttolin, UNESC-Universidade do Extremo Sul Catarinense

Mestra em Educação e professora de Língua Inglesa e Portuguesa na E.E.B.Natálio Vassoler.

Downloads

Publicado

2016-03-10

Como Citar

Picollo Borttolin, A. M. (2016). HALLOWEEN, HISTÓRIAS DE BRUXAS E LENDAS BRASILEIRAS: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL E BRINCADEIRAS NA ESCOLA. Revista Univap, 21(38), 68–76. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v21i38.311

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas